quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Romanos 2


Lendo esse capitulo de Romanos, podemos extrair algumas lições muito valiosas, muita das vezes nas maiorias das igrejas evangélicas em especial as pentecostais de qual faço parte, buscam frisar muito as doutrinas de uma forma um tanto quanto hostil. Quero deixar claro que muitas das vezes estão fazendo isso pois foram assim que aprenderam e estão com uma mentalidade presa em visões um pouco extrema da bíblia e do evangelho, outra coisa também é que essa hostilidade em forçar as pessoas em cumprir essas doutrinas visam a salvação, não fazem isso por maldade e sim por acharem que estão fazendo o certo.
Estou falando isso, pois o caso narrado de romanos é diferente, os judeus da época se achavam superiores por cumprir determinada questão da lei em especial serem circuncidado. Paulo trava um discurso de repudio ha esses judeus visto que os mesmos estavam fazendo segregação de pessoas e menosprezando a conversão genuína dos gentios incircuncisos.

Esse texto de Paulo nos mostra que não adianta cumprir determinados aspectos da lei ou obedecer a Deus pela metade, Deus gosta das coisas por inteiro: "Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca."(AP 3:15-16). Deus Nos chamou para sermos dEle e segui-lo de todo nosso coração, a partir do momento que você decide segui-lo se não pode voltar atras e continuar praticando as coisas do passado, você agora é nova criatura.

Muitas das vezes por termos nascido em "berço evangélico", ser filho de pastor, por ter algum cargo importante ou quem sabe  por termos unção de Obreiro nos deixamos levar por essas coisas e cometemos um erro grave de nos sentir mais santos que os demais quando na verdade somos pecadores e até mesmo mais sujos que os outros. Paulo enfatiza isso quando ele diz que o verdadeiro judeu é o que é judeu por dentro(v 28-29), sendo assim não adianta estarmos na igreja todos os dias, participarmos dos grupos, dos eventos e termos uma vida aparentemente reta diante de Deus se os nossos corações estiverem sujos por dentro.

Lembre-se : "O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem." (MT 15:11), Ou seja, o que está dentro é que contamina o exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário