terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Romanos 3


Seguindo com nossa meditação no livro de Romanos, chegamos aqui no capitulo 3. Considero esse capitulo um dos mais difíceis de ser entendido, pois vemos muitas pessoas interpretando esse texto de maneira muito errada, muitas dessas pessoas ousam justificar suas iniquidades nesse capitulo.

Pois bem, para entendermos esse texto você tem que pensar da seguinte forma, todos os argumentos que Paulo usa nesse capitulo é referente a igreja de Romanos e o que estava acontecendo lá. Se você acompanhou as postagens até aqui já deve saber o que rolava naquela época, mas mesmo assim quero ressaltar que a igreja de Romanos estava com uma certa resistência em aceitar os gentios e por sua vez os gentios não sabiam se de fato estavam em comunhão com Cristo visto que eles criam mas não faziam alguns rituais Judaicos. 

Paulo então decide ensina-los a respeito da Graça de Deus através do seu filho Jesus e da justificação pela fé. Muitas pessoas e igrejas tem aberto as portas e deixado tudo que é mudando entrar dentro da mesma por compreender errado a graça e essa explicação de Paulo. Paulo aqui não está abolindo a lei, Paulo aqui não está dizendo para fazer tudo o que quiser porque agora é a graça de Deus está sobre nos e etc... Nada disso!!! O apóstolo está fazendo um paralelo mostrando para as pessoas da época que não são as obras, boas e más que garante a sua salvação, o que garante a salvação é a graça de Deus. Nos capítulos afrente fica mais claro isso, porem o que esse Capitulo 3 de Romanos nos mostra é quanto somos caídos, o quanto somos pecadores.

Irmãos todos nos pecamos(v9), não ha nenhum justo(v10), não ha ninguém que faça o bem(v12), o que Paulo queria dizer é que não adianta você se gloriar por cumprir a lei ou por não cumpri-la, você é pecador e só sera salvo através da fé, não importa o que fazemos só seremos salvos por meio da fé. Isso por si só é motivo suficiente para cairmos de joelhos e agradecer a esse Deus maravilhoso por essa graça incrível, pois nos não merecíamos nada e mesmo assim ele nos deu esse bem tão precioso.  

Agora alguns tem deturbado esse texto e feito tudo o querem, as pessoas hoje se convertem a Cristo mas não tem uma mudança de vida, continua praticando as mesmas coisas, vemos por ai igrejas que aceitam tatuagens, que aceitam casar duas, três vezes, igrejas que fazem balada gospel, que estão copiando o mundo e dizendo que estão na graça, que não tem problema, porem ignoram o que Paulo diz: 

Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei (v31).


Não meus irmãos, a lei não foi anulada, o que mudou então ?? você me pergunta e eu te respondo:
O ponto principal da mudança é na propiciação, ou seja, antes você deveria cumprir certos ritos como por exemplo oferecer sacrifício para ficar limpo dos seus pecados, hoje não precisamos fazer mais isso pois a fé em Jesus nos limpa, o sacrifício dEle nos garante redenção. Paulo diz isso claramente no versículo 25.

Para finalizar, gostaria de dizer que a lei não foi anulada é através da lei que temos o conhecimento do pecado(v20), porem não é ela que ira nos justificar e sim a fé em Deus que irá, mas devemos cumpri-la em nossos corações, devemos ainda nos circuncida só que não na carne e sim no nossos corações (Romanos 2:29).

Nenhum comentário:

Postar um comentário